Modos de assistência ao nascimento explicitam os diferentes aspectos que compõem a humanização do parto
Visualizar/abrir
Ano
2021
Tipo
Entrevistado
Ilustrador
Título secundário
Maternidade | A autonomia e o protagonismo das mulheres dá espaço para gestantes encararem angústias e prazeres que precisam enfrentar
Resumo
Descrição da imagem
1- Tais Silva, doula e técnica em enfermagem, posa ao lado de um bebê e uma mãe, no Hospital Conceição em Porto Alegre. Fonte: arquivo de Tais Silva, [20--?]. Coloridas. 2- Mariana Schubert, de perfil, em frente ao espelho, em plano americano, em sua segunda gestação. Fonte: arquivo de Mariana Schubert, [20--?]. Colorida. 3 e 4- Margela Krumennauer presta assistência em um trabalho de parto antes da pandemia, em quarto hospitalar. Fonte: arquivo de Natalia Zwetsch, [20--?]. Preto e branco. 5 e 6- Yasmine Lopes, em dois momentos, presta assistência e faz uso de medicinas não farmacológicas aprendidas com parteiras tradicionais. Fonte: Histórias do Nascer e Arquivo de Larissa Coiro, [20--?]. Coloridas. 7- Enfermeiras de pé, lado a lado, em corredor da unidade obstétrica e da maternidade do Hospital Conceição. Fonte: arquivo de Tais Silva, [20--?]. Colorida.
As ilustrações de Milena Castro de Oliveira retratam diferentes momentos da gravidez. Na primeira, mulher está emocionada ao dar à luz com o auxílio de outra mulher. Na segunda, mulher está sentada, com o filho no colo, durante a amamentação. Na terceira, mulher está de pé e mão dada com uma enfermeira, em momento de descontração na sala de pré-parto. Na última, mulher posa em frente ao espelho, de pé, com a barriga descoberta.
Contido em
Jornal da Universidade, 6 maio 2021, ed. 53
Coleções
-
Edições online (834)Reportagem (178)
Este item está licenciado na Creative Commons License
